quarta-feira, 21 de julho de 2010

CURADORIA

Sérgio Franco é um sociólogo dos além muros da universidade, desenvolve seu trabalho como instrumento de união cultural entre a periferia e o centro, entre o Brasil e a França, buscando os pontos de conexão entre os opostos. Atua como educador, curador e produtor há 10 anos, atividades que lhe permitem exprimir sua paixão pelo intercâmbio sob todas as suas formas: graffiti, intervenções urbanas, vídeo e música. Aliado a este processo desenvolveu a pesquisa “Iconografias da Metrópole: grafiteiros e pixadores representando o contemporâneo” realizada na FAU - USP, que lhe conferiu o título de mestre em 2009. O resultado desta dissertação foi apresentado em duas atividades, a primeira aproximando o campo acadêmico do campo da arte com a exposição “São Paulo Mon Amour” na Maison des Metallos (Paris), que ocorreu em setembro de 2009, e a segunda ligada à educação, num curso ministrado na Casa do Saber intitulado: “Grafite e Pixação: Arte ou o quê?”, que ocorreu em dezembro de 2009.

Ainda, colaborou com a curadoria do núcleo de arte pública na ocasião da 7a. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 2007. Em junho de 2008, organizou em Marselha (França) uma residência artística na Friche de la Belle de Mai, com artistas de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, evento vinculado ao 4o. Festival “África Fête”, mesclando exposição, concertos e debates.

Em 2009, vinculado à programação oficial do Ano da França no Brasil, realizou a curadoria do projeto “Intercâmbio de Culturas Urbanas”, que se passou em São Paulo, Recife e Fortaleza, reunindo artistas do vídeo, do grafite e da música. E continua à frente da Exposição “São Paulo Mon Amour”, que pretende trazer para a metrópole que o inspirou.

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-18052010-092159/-

http://www.maisondesmetallos.org/Sao-Paulo-mon-amour.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário