quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ciclo Graffiti Fine Art

A mostra de filmes do Ciclo Graffiti Fine Art começou em grande estilo com a apresentação, no último dia 28, de dois filmes documentários que contam como tudo começou e mostram o graffiti acontecendo com seus atores reais, expondo seus pensamentos e atitudes.

O 1º filme a ser exibido foi Style Wars, de Tony Silver (1984). O documentário começa na Nova York de 1970 e mostra o desenvolvimento de uma subcultura adolescente única em torno da arte do graffiti, do rap e do break dance. Na década de 80, essa subcultura já havia conquistado o mundo das artes e do entretenimento e o graffiti seguia, colorindo cada vagão de trem da cidade, causando um conflito social (existente até hoje) e trazendo fama a seus criadores.

Bomb It, de John Reiss (2007), foi o 2º filme da mostra. Mais atual, esse documentário fala sobre o graffiti contemporâneo, que busca suas raízes nas pinturas ancestrais dos homens das cavernas, passando por Pablo Picasso e pela explosão da arte nos anos 70. Grafiteiros do mundo todo, inclusive do Brasil, participam desse filme.

E isso é só o começo. Do dia 04/09 à 02/10/2010, enquanto estiver acontecendo a 1º Bienal Bienal Internacional do Graffiti, diversos outros filmes e documentários serão apresentados. Vale a pena conferir!

2 comentários:

  1. Fico feliz em saber que estão valorizando ainda mais nossos talentosos grafiteiros. Espero que muitas pessoas aprendam a admirar essa arte tão pouco valorizada em nosso próprio país.Gostaria de parabenizar nossos artistas plásticos e desejar muito sucesso! Joana D'arc

    ResponderExcluir